Straight Edge

Straight Edge
Uma Filosofia de Vida

Me tornei Straight Edge em meados de 2013-2014, conheci através de um amigo (que nem é straight edge, mas que conhece a ideia e tal). Pra quem não sabe o que é Straight Edge, numa explicação bem prévia, é um punk que livre de qualquer vício, sejam os vícios: fumar, beber, se drogar, e está basicamente ligado ao movimento punk-hardcore de Washington DC. Tudo começou em meados dos anos 80 com a banda punk-hardcore: Minor Threat, no qual eles foram assistir ao um show, e pra entrar nesse show eles teriam que colocar um X na mão pra identificar aqueles que não consomem bebidas, drogas, etc. Basicamente foi dessa maneira que o Straight Edge surgiu como uma ideia de não consumir nada de abstinência em relação a entorpecentes. Assim, o Minor Threat foram os pioneiros por mostrar o mundo inteiro uma ideia que basicamente se tornou grande e que até nos dias atuais existem vários adeptos do sXe (sigla para Straight Edge, ainda: SxE/XXX).

De cara já adotei todo o conceito do Straight Edge em mim, conforme eu ia lendo várias matérias sobre o sXe eu me identificava, e aquilo ficava cada vez colado em minha mente como um conceito que sempre levarei pra minha filosofia de vida, apesar de eu não curtir o lance de beber, fumar, se drogar, foi meio que natural se tornar sXe. Não sei, mas tem várias pessoas envolvida com o rock que ainda adotam o velho e mastigado: sexo, drogas e rock 'in' roll (não é uma crítica, todo mundo pode faz o que bem entender de sua vida), apenas não consigo entender essa associação de curtir um som e ficar louco rsrs

Pois bem, fui pesquisando, livros, blogs, letras de músicas, e tudo se encaixavam e a cada dia eu ia tomando consciência de que é o sXe e de como isso me faz bem para mim. Recentemente "2017" achei um blog bacana onde lá o autor explica como surgiu o sXe e várias outras observações sobre bandas, etc. Achei algo novo e que eu não conhecia sobre o sXe, não sabia que existiam várias classificações para o Straight Edge, foi então que li e me identifiquei com uma classificação que se encaixa comigo atualmente (irei explicar).

Classificações do Straight Edge:

- Pro-Lifers: esses, essencialmente são vegans, anti-aborto entre outros fatores.
- Pro-Choice: em grande parte ateus/agnósticos vegans ou não.

Ainda por volta do anos 90, surgiu um movimento paralelo ao Straight Edge chamado "HardLine (Linha Dura)" onde os adeptos eram extremamente radicais em suas idéias que chegavam a ser opressoras e doentias. Foi nessa época em que o Straight Edge teve seu "filme queimado" e a partir de então eu particularmente não considero essa ideia.

Na classificação onde me encaixo, seria o: Pro-Choice, me considero ateu (da minha forma), não sou vegan (pelo menos ainda), e também não sou vegetariano (pelo menos ainda, na verdade já tentei, mas não consegui porque não sou bom na cozinha rsrs, mas o tempo dirá, pois não é bom a gente forçar a barra, tem que ir devagarzinho, substituindo umas coisas aqui e acu-lá vai dando certo).

Na realidade, no Straight Edge não existe regras, não existe uma bíblia que explica tudo e como deve ser, mas sim, no mais puro consenso de cada um e como cada um achar melhor fazer. Não existe roupa de Straight Edge, não é obrigado ouvir apenas bandas Straight Edge (tira tudo isso da sua cabeça rsrs), Straight Edge é você com você, você fazer as coisas normais da maneira que você achar melhor, essa é a maneira mais correta.

Ainda tem gente que diz que, quem é adepto do Straight Edge só pode fazer sexo por reprodução e tal, não misture as coisas, como falei acima: "NÃO EXISTE REGRAS". Na verdade, esses tipos de Straight Edge são os Edges que seguem a linha do Hare Krishna (não sei explicar muito, sei que é um tipo de religião/movimento, não me perguntem rsrs leiam sobre). Leiam e absorvam o conteúdo como forma de curiosidade em vez de sair por aí falando que sXe só fazem sexo por reprodução. (hahaha é cada uma).


X na mão:

O X não mão, como falei anteriormente, foi adicionado ao Straight Edge, graças a banda Minor Threat durante sua passagem em um show, eles acharam interessante e quando voltaram para sua cidade começaram a criar "naturalmente" o que viria ser chamado de Straight Edge, graças ao vocalista Ian Mackaye que deu um forte impulsionamento para o surgimento do sXe. Basicamente, se você for pra um rolê punk/hardcore ou até mesmo no metal e ver um boy ou girl com um X na mão, pode ter certeza que é Straight Edge.

Outra coisa interessante a se falar, é que ainda existem sXe's que não colocam o X na mão por questões pessoais, mas que são sXe's sim e sempre estão a frente pra posicionar a ideia, no meu caso eu só coloco o X quando vou aos rolês, ou quando sinto a necessidade de pôr. Não é uma regra colocar o X na mão o tempo todo, até porque pensando bem, até o canetão que utilizamos pra desenhar o X pode causar algumas problemas no sangue por tanto utilizar (mas não se preocupem, é só um receio que fico comigo rsrs).

___________________________________________________________________________

Existem várias matérias na internet que falam sobre o Straight Edge, vídeos, livros, bandas, imagens, ideias, várias formas de colocar a ideia sXe pra frente e se posicionar contra todo o maldito sistema capitalista. Por aqui encerro minha história de como me tornei sXe e como me encontrei no punk-hardcore / música independente, e como sou feliz por esse posicionamento.


Abaixo uma música do Minor Threat - Out of Step:

Letra:


(I) Don't smoke
 I don't drink
 I don't fuck
 At least I can fucking think
I can't keep up,
 Can't keep up
 Can't keep up
 Out of step with the world
 (x2)
(I) Don't smoke
 I Don't drink
 I Don't fuck
 At least I can fucking think
I can't keep up,
 Can't keep up
 Can't keep up
 Out of step with the world
 (x2)
(spoken)Listen, there's no set of rules. I'm not tellin' you what to do, all I'm saying is I'm thinkin' of three things that are like, so important to our world I don't have to find much importance in because of these things, whether they are fucking or whether it's playing golf, because of that I feel
I can't keep up,
 Can't keep up
 Can't keep up
 Out of step with the world.

___________________________________________________________________________

*Letra da música "Out of step" do Minor Threat: "I don't drink, I don't smoke, I don't do drugs - At least I can fuckin' think! [...]" ("Eu não bebo, eu não fumo, eu não me drogo - Pelo menos eu consigo pensar, porra!")
___________________________________________________________________________

Veja também aqui:



___________________________________________________________________________

Fico por aqui até a próxima!

Comentários

  1. Ótimo blog, eu já tentei ser straight edge mas não consegui hehehe admiro muito o modo de vida vegana e a abstinência de bebidas alcoólicas, acho algo louvável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Luciano!

      Obrigado pelo elogio, um blog feito para todos nós envolvido com o punk-hardcore, como também a própria música em si. Acho bacana que você já tentou ser Straight Edge e entendo também o porque de você não seguir, todos nós temos um motivo para seguir algo e só através de um longo estudo de nós mesmo que determinamos o que queremos ser.

      Sobre o vegetarianismo como você pode ter lido acima, eu falei que já tentei ser vegetariano e tal, mas na verdade eu falo assim por conta que estou em um processo de transição ainda, como ocorreu um erro de interpretação recentemente que a "tal" pessoa entendeu que eu seria um "Straight Edge Carnista", sendo que não sou, só lhe explicando para não ocorrer um tal erro de interpretação mesmo rsrs.

      Enfim, muito obrigado pelo comentário, tamo junto e qualquer coisa tô por aqui!

      Grande Abraxxx ^^

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas